Arroz e Diabetes

 

 

No dia 25 de janeiro deste ano o Instituto Riograndense do Arroz (IGRA), orgão vinculado a Secretária da Agricultura, Pecúária e Irrigação do Estado lançou o programa PROVARROZ. Este programa visa valorizar o cereal e aumentar o seu consumo.


Uma das afirmações que fundamenta a campanha é que o arroz auxilia no tratamento do Diabetes. Como pode ser visto na imagem abaixo.

 

Porém essa afirmação não é verdadeira!

 

Isso acontece porque o Diabetes é considerado uma tipo de intolerância aos carboidratos e dessa forma o melhor tratamento é a redução da ingestão desse macronutriente.

 

Em uma postagem anterior mostrei que uma dieta com redução de carboidratos e aumento das proteínas foi capaz de tratar o pré-diabetes em 100% das pessoas que adotaram essa dieta. 

 

No ano de 2015 foi publicado um importante trabalho [1] onde os autores demonstraram através de 12 pontos a efetividade de uma dieta com restrição de carboidratos para o tratamento do Diabetes. 

 

No ano passado outros dois trabalhos [2, 3] que compararam uma dieta com controle ou restrição de carboidratos com dietas em que os carboidratos não eram controlados ou diminuidos chegram aos mesmos resultados.

 

Mas por qual motivo o arroz não pode ser considerado um alimento auxiliar no tratamento do Diabetes?

 

Isso acontece pois o arroz é um tipo de carboidrato que após sua digestão aumenta de forma significativa os níveis de açúcar no sangue (glicose sanguínea).

 

A glicose sanguínea que se eleva após a digestão dos carboidratos (como o arroz) precisa ser reduzida até seu nível normal. As pessoas diabéticas não são capazes de fazer essa redução devido a problemas relacionados com o hormônio insulina.

 

Assim, caso um diabético coma arroz (ou qualquer outro carboidrato) ele estará estimulando uma alteração fisiológica que não pode ser controlada. 

 

Então, se você quer consumir alimentos que auxiliem no tratamento do Diabetes, o arroz não faz parte dessa lista. Você deve consumir alimentos de verdade e com baixa quantidade de carboidratos.

 

As fotos que seguem são exemplos de alimentos que realmente auxiliam no tratamento do Diabetes!

 

 

 

 

 

Abraços

Carlinhos 

 

Referências

 

[1] Feinman RD, et al. 2015. Dietary carbohydrate restriction as the first approach in diabetes management: critical review and evidence base. doi: 10.1016/j.nut.2014.06.011.

 

[2] Sato J, et al. 20016. A randomized controlled trial of 130 g/day low-carbohydrate diet in type 2 diabetes with poor glycemic control. DOI: http://sci-hub.cc/10.1016/j.clnu.2016.07.003

 

[3] Goday A, et al. 2016. Short-term safety, tolerability and efficacy of a very low-calorie-ketogenic diet interventional weight loss program versus hypocaloric diet in patients with type 2 diabetes mellitus. doi: 10.1038/nutd.2016.36.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social