8 Benefícios da Parada de Mãos


Fortalecimento do Centro (Core)
Fortalecimento dos músculos da porção superior do tronco e dos braços.
Estimulação do sistema endócrino
Aumento da força das mãos
Aumento da saúde ossos dos membros superiores
Aumento da percepção do equilíbrio
Desenvolvimento da percepção espacial
É um exercício divertido

A Parada de Mão, conhecida em inglês como Handstand, é um exercício onde ficamos com os pés para cima, corpo ereto e as mãos apoiadas no solo.


Esse exercício é classificado como um exercício isométrico ou estático, um tipo de exercício onde imprimimos força contra uma resistência que não pode ser movimentada. Neste tipo de exercício uma determinada postura ou posição é mantida por um determinado tempo.


Os exercícios isométricos apresentam uma série benefícios apresentam diversos benefícios e isso vale também para a Parada de Mão.


#1 Fortalecimento do Centro (Core)


O centro é a parte do corpo localizada entre o assoalho pélvico e o diafragma, envolvendo os músculos abdominais e os músculos paravertebrais. Estes músculos em conjunto apresentam a função de estabilizar o tronco durante os movimentos de deslocamento envolvendo, ou não, os membros superiores ou inferiores.


Manter a posição da parada de mão exige de forma significativa a ação dos músculos de formam o centro. É necessário força significativa dos músculos abdominais, músculos das costas, assoalho pélvico e diafragma para manter o equilíbrio durante a execução deste exercício.


Manter-se de cabeça para baixo, apoiado somente sobre as mãos, exige que continuamente sejam feitos ajustes corporais para que o equilíbrio seja mantido, e uma parte significativa desse equilíbrio precisa ser atingido através da ação dos músculos do core.


#2 Fortalecimento dos músculos da porção superior do tronco e dos braços.


A parada de mão exige que utilizemos os membros superiores (ombros, braços e antebraços) para sustentarmos o peso do nosso corpo. Sessões que nos levem a executar a parada de mão por alguns minutos podem gerar um fortalecimento significativo dos membros superiores.


Caso você ainda não tenha força suficiente para fazer a parada de mão, livre ou na parede, existem exercícios preparatórios que fortalecem de forma gradual a força dos membros superiores e do tronco. Converse com seu professor/treinador sobre esses exercícios.


Depois de dominar a parada de mão você pode progredir para o handstand pushup, exercícios em que você flexiona e estende seus cotovelos estando em parada de mão. Este exige muita força dos membros superiores.


#3 Estimulação do sistema endócrino


O sistema endócrino é um conjunto de glândulas responsáveis pela liberação dos hormônios, substanciais que regulam o crescimento e desenvolvimento corporal, assim como também a o metabolismo, humor, sono, estresse, função sexual, reprodução e as funções dos tecidos. Dentre outras glândulas temos a pituitária, as supra-renais e a glândula tireóide.

Ao mantermos a posição de cabeça para baixo, o coração fica em uma posição elevada em relação à cabeça. Isso faz com que uma quantidade maior de sangue se direcione para a cabeça, o quê por sua vez afeta, o sistema endócrino (1, 2).


Este aumento de fluxo sanguíneo pode estimular a glândula tireóide a produzir mais hormônio T3 e T4, colaborando para o tratamento do hipotireoidismo (1, 2). Como a glândula tireóide regula de forma significativa o metabolismo e o gasto de energia, colaborando com a manutenção do peso.


Esse controle do peso também pode estar relacionado com o aumento do fluxo de sangue para glândula pituitária, glândula responsável pelo controle do peso corporal saudável.


Em resumo, a parada de mão ou manter a posição de cabeça para baixos, ajudam as glândulas corporais a serem mais eficazes e eficientes na produção de hormônios saudáveis, levando ao um melhor controle do peso e diminuição do peso.


#4 Aumento da força das mãos


Quando estamos em pé para mantermos o equilíbrio a musculatura dos pés age para que “agarremos” o solo e dessa forma fiquemos mais estáveis. Quando estamos fazendo a parada de mão o mesmo ocorre com as mãos, é como se os dedos “cavassem” o solo para manter o equilíbrio e assim possamos manter a postura durante o exercício.


Esse ajuste constante do equilíbrio através da mão e dos dedos ativa tanto a musculatura dos antebraços aumentando a força de preensão. A força de preensão é importante para o dia a da e também para execução de outros exercícios, como os de levantamento de pesos.


#5 Aumento da saúde ossos dos membros superiores


Para que os ossos fiquem densos e fortes é necessário que o peso corporal seja sustentado por esses ossos. Isso acontece diariamente com os ossos do nosso quadril, coxas e pernas, mas não com os ossos dos nossos braços.


Ao realizar a parada de mão o peso corporal é sustentado pelos ossos dos braços e da parte superior do tronco, isto estimula a formação de massa óssea. Portanto ao realizar a sustentação do peso corporal com aos braços mais células ósseas serão formadas.


#6 Aumento da percepção do equilíbrio


O nosso equilíbrio corporal é mantido pelos proprioceptores, estes são com sensores corporais que controlam o nosso equilíbrio através da contração muscular e consequentes ações que levam a manutenção do equilíbrio na posição em pé. A ação destes sensores não acontece somente em pé, ela também acontece quando estamos de cabeça para baixo com o peso corporal apoiado sobre as mãos.


O exercício de parada de mão ou qualquer outro exercício de equilíbrio são capazes de treinar seus proprioceptores para reagirem mais rapidamente às mudanças da posição corporal, aumentado sua capacidade de manter o equilíbrio corporal.


#7 Desenvolvimento da percepção espacial


A percepção espacial é uma habilidade cognitiva (processos mentais de percepção, memória e raciocínio) que envolve como percebemos as coisas ao nosso redor, nosso corpo e posição corporal no espaço.


Ao executar a parada de mão é como se o nosso cérebro “ficasse desorientado”, processo que fará com que sejamos capazes de lidar de melhor forma coma as mudanças de posição e orientação. Isso acontece porque ficaremos mais acostumados com novas posições no espaço e nosso proprioceptores ficarão mais “treinados”.


#8 É um exercício divertido


As paradas de mão são realmente um desafio e consequentemente são divertidos.


Posso garantir a vocês que é realmente divertido e satisfatório vencer o medo e superar o desafio da parada mão, ainda mais iniciando esse desafia quase aos 50 anos de idade. Quando você vai melhorando seu equilíbrio e sua força para este exercício é realmente muito divertido e satisfatório.


Considerações finais


Os benefícios da parada mão geram repercussões positivas para a sua saúde, para a vida diária, para os tipos de treinamento e atividades esportivas.


Você verá que vale a pena não desistir, caso surjam dificuldade no inicio, porque o aprimoramento do equilíbrio e da força são apenas alguns dos benefícios desse exercício.


Grande abraço,

Carlinhos


Referências


[1] Nilakanthan S, et al. 2016. Effect of 6 months intense Yoga practice on lipid profile, thyroxine medication and serum TSH level in women suffering from hypothyroidism: A pilot study. DOI: 10.1515/jcim-2014-0079


[2] Sharma K. et al. 2014. The Effect of Yogic Practices on Thyroid Functions. ISSN - 2249-555X

Posts Recentes